Novo delírio da Teté

O Desafio Silencioso dos Tempos Modernos

No auge do século 21 e com apenas 22 anos um dos meus maiores desafios além de conseguir achar roupas que me cabem é conviver com a ansiedade e o cansaço emocional e mental.

Eu tenho a plena consciência que para muitas pessoas eu vou ser apenas a preguiçosa que não consegue ter responsabilidade, mas não, não é isso.

Não sei quantas vezes eu já ouvi, de diversas pessoas, que é apenas eu querer que eu consigo, mas não, porque tudo que eu mais quero é querer.

Já ouvi de pessoas bem próximas que tudo que eu tenho é manhas ou "falta de surra”, mas vou explicar um pouco do que eu passo diariamente tendo ansiedade crônica e vivenciando um cansaço mental:

Vivenciar ansiedade é viver em constante estado de alerta, minha mente frequentemente se preocupada com o futuro a ponto de acordar durante a madrugada com os pensamentos a milhão, como se eu nunca estivesse descansado, muitas vezes tenho percepções distorcidas da realidade, surto e só depois eu consigo ver que não era nada do que minha mente me fez acreditar. As crises variam de choros descontrolados, compulsão alimentar, palpitações e sudorese a insônia e ataques de pânico.

O cansaço mental, por outro lado, me dá a sensação de esgotamento, eu me levanto pensando em que horas vou poder dormir de novo e tentar descansar, me sinto totalmente incapaz de se concentrar ou tomar decisões. Mesmo tarefas simples podem parecer esmagadoras pro meu corpo, atividades da faculdade atrasadas, cursinho atrasado, qualquer coisa que eu queira fazer eu simplesmente não consigo, constantemente me sinto drenada de energia.

Viver com ansiedade e cansaço mental não está sendo apenas uma batalha interna, mas também afeta relacionamentos, carreiras e saúde física.

Aqueles que tentam "ajudar" me falam "Você é forte, você consegue!" mas isso só piora!

Eu estou cansada de ser forte, de dar conta de tudo, de ir me colocando mais no fundo do poço pra q agradar terceiros.

Conseguir conciliar tudo isso não é fácil, principalmente onde me encontro rodeada de pessoas que consideram problemas mentais como "mimimi" ou minhas limitações como preguiça, mas essa é a minha luta, e infelizmente só está no começo.

Espero que depois de ler esse texto, você olhe para o seu amigo "preguiçoso" e de um abraço, não julgue antes de saber. Saúde mental não é brincadeira, problemas mentais podem levar ao colapso em dias, e o colapso pode levar Deus sabe onde.